quinta-feira, 10 de março de 2016

Cachoeiras do Binga

Trip: Província Kwanza Sul
Fim do mundo atingido: Cachoeiras do Binga do Rio Keve, Águas Termas de Conda e as lendárias Cavernas do Sása, além da parada final na praia de Amboim.
Distância (ida e volta): 1.000 km (Ida de Luanda a Gabela e retorno por Úku/Seles)


Mapa do destino: região de Gabela-Conda. A entrada é pela estrada litorânea, entre a poucos quilômetros antes da cidade de Sumbe (Zumbilândia). De Luanda até Cachoeira do Binga é boa, porém cuidado com os buracos, alguém gigantes, em alguns trechos. Não é aconselhável viagens noturnos.

Entrada da cachoeira do Binga. Essa entrada é antes da cidade de Gabela. As quedas das cachoeiras podem ser vista já da estrada para Gabela. A entrada é de 100 KZ por persona.

A cachoeira é bela, com um volume de água no verão que impossibilita a entrada embaixo das quedas, mas vale o visual.

É possível banhar-se no rio Keve admirando as quedas.

Nadar as margens do rio Keve e ver as quedas.

Vista da outra queda da cachoeira, menor.

Acampar nesse lugar é seguro e paradisíaco. Basta negociar com o segurança local do parque, que por 1.500 AKZ, a hospedagem está garantida! Borá levantar as tendas.

Horas depois, barracas armadas cooler carregado!

Tudo pronto! Hora de abrir o bar e curtir a natureza.

E dorme....Zzzzzzzzzzzzzz.

 
A galera das comunas (aldeias) a beira da estrada, onde se vende de tudo, de legumes a frutas.

De Cachoeira de Binga para as Termas de Conda, uns 50 km. Antes de Conda, uns 5 km há uma placa sinalizando a Fonte. Dica: uma estrada de 500 m de estrada que só 4X4 desce de modo seguro. Só há uma grande piscina para banhar-se.

A água é quente pra caracas. É possível escaldar o corpo.

De Conda, sentido Zumbilândia (para a cidade de Seles/Úku), pelo interior. É uma paisagem de montanhas, grandes pedras, serras, matas que vale o visual.

Os mercadões locais fazem parte da paisagem e um bom lugar para se comprar frutas e legumes. Dica: faça sua parte e desenvolva a economia local.

Nóis fazendo nossa parte: bananas e mamão.

Reza a lenda que a 5 km de Sumbe há uma caverna de extensão de 1 km na região. Devido ao período chuvoso o acesso não é possível pela cidade de Sumbe. Exploramos pela comuna de Pomba Nova há 5 km de Sumbe, andamos 1 hora sob sol intenso e nada de sóba nem da caverna.

O clássico milho grelhado do rio Keve, já na volta. Vale a pena, por 50 AKZ.

E para fechar a trip, vale uma parada na praia de Porto de Amboim, em um dos restaurantes a beira mar. É muita pvlhice!



Um comentário: